Baile Sarau-vá @ninaquintana

A próxima edição do Sarau-Vá vai levar música e poesia para a Casa Akotirene, em Ceilândia

O evento ocorre no domingo (6/4), com a participação de artistas locais e microfone aberto…

O evento ocorre no domingo (6/4), com a participação de artistas locais e microfone aberto para momento de poesia

A edição de abril do Sarau-Vá está chegando. O evento reafirma a proposta de valorização da cultura periférica, reunindo música, poesia e manifestações artísticas em um espaço de troca e fortalecimento da cena cultural do Distrito Federal. O encontro é no domingo (6/4), na Casa Akotirene, em Ceilândia Norte.

A programação do evento – realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) – contará com apresentações do Caramelo Jazz Clube, além da presença do DJ Thiago Raiz. A noite também será marcada por um momento de poesia (microfone aberto).

Na apresentação, Caramello Jazz convida artistas da cidade, como Marlene Souza (guitarra), Vitor Adonai (piano) e André Martins (sax e flauta), para fazer música instrumental com uma proposta de improvisos e influência brasileira, trazendo uma concepção de standard de jazz com propostas de ritmos como baião, ijexá e samba.

“O Sarau-Vá é um polo e um ponto de encontro cultural, democrático, um lugar onde vidas são salvas, onde é possível realizar sonhos e se expressar, um lugar de acolhimento e de identidade progressista e futurista, importante para cidade de Ceilândia e referência no DF e no Brasil”, aponta Son Andrade, do Caramelo Jazz Clube.

Já o DJ Thiago Raiz preparou um set recheado de nostalgia, mergulhando no soul Music dos anos 1970, trazendo canções que evocam lembranças “de já ter ouvido isso em algum lugar”, indo de Michael Jackson a Cassino, revelando samples que foram base para construção de batidas e clássicos do rap.

“Sou consumidor do trabalho e dos eventos do Sarau-Vá há bastante tempo, por ser morador da Ceilândia. Tenho a oportunidade e o prazer de prestigiar o trabalho que vem sendo feito, difundindo a cultura e trazendo o palco e a visibilidade para os artistas celebrarem sua arte”, declara o DJ.

Fortalecimento da cultura periférica

Guilherme Azevedo, idealizador do Sarau-Vá e da Plataforma de Cultura Periférica, assinala que o ano ainda promete encontros potentes da cultura marginal.

“Esta edição do Sarau-Vá, a quarta de 2025, que acontece em um território tão simbólico de Ceilândia, a Casa Akotirene, demonstra a força e a necessidade de manter e continuar um projeto que potencializa a cultura periférica. Só este ano, já contei o CarnaSarau, a edição especial para visibilidade e o Baile Sarau-Vá, que movimentaram, e muito, a cena. A expectativa para o ano é de termos um grande Festival, como em 2024, além de edições periódicas do evento ainda neste semestre”, sublinha.

Sobre a Plataforma

A Plataforma de Cultura Periférica tem como objetivo democratizar a cultura e amplificar as vozes da periferia. “A ideia da Plataforma é fornecer uma força estruturante que potencialize eventos emblemáticos das periferias do DF, conectando diferentes manifestações culturais e fortalecendo iniciativas já consolidadas”, aponta Guilherme.

A Casa

A Casa Akotirene é um Quilombo Urbano situado em Ceilândia, na periferia do Distrito Federal, e se afirma como um espaço de resistência preta e LGBTQIAPN+. Desde 2019, oferece acolhimento à população e promove diálogos políticos, articulando ações voltadas para cultura, inserção no mercado de trabalho, educação, lazer, saúde e segurança alimentar.

Criada a partir da mobilização de mulheres negras do coletivo Afromanas, uma iniciativa nasceu da necessidade de um ambiente que fortaleça a comunidade negra local, possibilitando a construção de narrativas próprias e o fortalecimento da identidade afro-brasileira.

Programação:

16h – Abertura

17h – DJ Thiago Raiz

17h30 – Caramelo Jazz Clube

19h – Poesia

20h – DJ Thiago Raiz

21h30 – Encerramento

Serviço

Data: 06 de abril

Local: Casa Akotirene – QNN 23, Conjunto J, Casa 25 – Ceilândia Norte

Horário: Das 16h às 21h30

Foto Créditos: Baile Sarau-vá  – @ninaquintana.