Foto Divulgação

Criolo, Rael e Mano Brown anunciam única apresentação em São Paulo

Depois do sucesso dos shows no Doce Maravilha de Rio de Janeiro e Brasília este…

Depois do sucesso dos shows no Doce Maravilha de Rio de Janeiro e Brasília este ano, artistas desembarcam na cidade natal em 22 de fevereiro, no Espaço Unimed

Criolo e Mano Brown cantaram juntos em alguns shows de 2018. O companheirismo e sintonia entre os dois transbordava os palcos e contagiava toda a multidão que assistia e cantava a plenos pulmões. Passados seis anos, Rael recebeu da Bonus Track e OLOKo Records o convite para cantar no Festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro, criando um show inédito. O arrebatamento aconteceu. Três grandes potências do rap nacional juntos. Na sequência, em Brasília, novamente o apogeu. Foram quase vinte e cinco mil pessoas na somatória das apresentações. E agora, em São Paulo, no Espaço Unimed, em 22 de fevereiro do ano que vem, através da parceria entre Bonus Track e Lab Fantasma, a expectativa é ainda maior. A abertura das vendas acontece no dia 11 de dezembro, às 12h, pelo site da Eventim.

A história dos três tem muitos pontos em comum, tais como o nascimento no extremo sul da capital paulistana, seus sons e formas de expressão, a representatividade para a cultura hip hop do país e o vínculo como amigos e parceiros. O fato de terem nascido em São Paulo, virou pano de fundo tanto para a construção das apresentações recentes como a do evento único na cidade, em 22 de fevereiro. Mas não é a São Paulo tradicional dos cartões postais, repleta de edifícios e arranha-céus. É um lugar mais íntimo, subjetivo, onde os três cresceram e conheceram o rap. A exibição evidencia o orgulho das raízes e como elas são cruciais em nossa história e caminhada.

“É uma honra poder dividir o palco com a nossa maior referência na arte, a pessoa que mudou minha vida: Mano Brown. Ele é o mestre dessa poesia que nasce nas ruas e no coração do Capão Redondo, levando sua mensagem para o mundo. Também tenho o privilégio de estar ao lado de Rael, um grande amigo de bairro e um talento único, que, com o tempo, se tornou para mim uma referência de alegria, resiliência e musicalidade. Rael, com seu sorriso contagiante, é filho da zona sul de São Paulo, do Jardim Iporanga. Que felicidade rara! Agora, em São Paulo, temos três histórias e três corações da zona sul se unindo em uma apresentação cheia de emoção e entrega!”, fala Criolo.

“Esse show é muito emblemático. Nós três crescemos na Zona Sul de São Paulo, em bairros próximos: Grajaú, Jardim Iporanga e Capão Redondo. Sobrevivemos à falta de saneamento básico, violência policial e urbana de modo geral. Sobrevivemos através da nossa arte, fazendo rap. Nos reunirmos no palco é uma celebração de fato, a realização de um sonho. Sempre vi o Brown como uma referência que me influenciou muito, me trouxe consciência social, política e racial. Comecei a fazer cover de Racionais aos 11 anos. E o Criolo eu conheço desde os meus 14, quando andávamos de skate. Eu ia nos shows dele, criamos uma relação forte de amizade”, comenta Rael.

O encontro carrega uma nova identidade visual, exclusiva, assinada pela Lab Fantasma & Bonus Track. Tais imagens levarão o público de São Paulo à experiência de um show único e especial, com direção criativa dos três artistas. O setlist não é cronológico ou linear; ele combina sonoridades e estéticas e traz, em seus 90 minutos, três blocos com diversas canções da carreira dos três, como “Não Existe Amor em SP”, “Jesus Chorou”, “Envolvidão”, “Subirusdoistiozin”, “Vida Loka, Pt. 2” e “O Hip Hop É Foda”.

O espetáculo é uma parceria da Bonus Track e da Lab Fantasma, e reforça o Festival Doce Maravilha como uma plataforma oficial de música brasileira. “Quando criamos esse show para o Doce Maravilha a resposta do público foi imediata, e os pedidos por esse encontro vieram imediatamente. Unir três dos maiores nomes do rap nacional numa única apresentação era um sonho, e nós fomos atrás. O show no Rio de Janeiro foi um sucesso, levamos para a edição do Doce em Brasília e a vontade de dar vida a essa performance mais uma vez ficou em nós. Os artistas queriam fazer esse show novamente, e foi aí que começamos conversas com o time da Laboratório Fantasma, que também faz o empresariamento do Rael e são grandes parceiros. Então, o projeto ganhou vida, chegando finalmente a São Paulo, a cidade com maior demanda por essa exibição”, comenta Luiz Guilherme Niemeyer, Partner e Head de Projetos da Bonus Track.

Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma e um dos responsáveis pela direção geral e executiva, pôde ver os artistas dividindo histórias de vida, superação e êxito e comenta como todo esse processo foi inspirador. “Além de referências com suas trajetórias solos, o que mais me motivou a contribuir para que essas três potências voltassem a dividir o palco foi o propósito por trás do espetáculo. São três grandes artistas que se admiram e carregam consigo valores e condutas que reafirmam a importância da criatividade e da coletividade como fundamentos da cultura hip hop. Esse show pode inspirar positivamente nossos desafios em sociedade e nós sabemos a potência revolucionária que é a cultura hip hop. Esse espetáculo abre os caminhos em um ano desafiador, mas ele também orienta e inspira alternativas de nos potencializarmos para superar qualquer obstáculo”, finaliza Evandro Fióti.

O Doce Maravilha desperta momentos enriquecedores ao público e a quem ama esta arte de verdade. Agora em São Paulo, não será diferente.

SOBRE A BONUS TRACK
A Bonus Track tem direção de Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer. Com forte experiência na realização de eventos grandiosos no país e de repercussão internacional, a Bonus Track foi responsável pelo show da cantora Madonna, que reuniu 1,6 milhão de pessoas na Praia de Copacabana em maio deste ano, fechando a aclamada The Celebration Tour; além do show dos Rolling Stones, também na Praia de Copacabana, para 1.5 milhão de pessoas em 2006. Realizou também todas as turnês de Paul McCartney no país, desde 1990. Nos últimos anos, assinou os festivais MITA e Doce Maravilha, e a turnê de Roger Waters. A Bonus Track participa do consórcio vencedor da licitação que devolverá e fará a direção do novo projeto da histórica casa de espetáculos Canecão.