
Die Hard Crew convida pessoas interessadas em dança para ações formativas com foco na cultura Hip-Hop
O projeto Raízes Urbanas, idealizado pelo premiado grupo de dança Die Hard Crew, promoverá, nos…
O projeto Raízes Urbanas, idealizado pelo premiado grupo de dança Die Hard Crew, promoverá, nos próximos meses, duas atividades formativas em dança, com foco na cultura Hip Hop e nas suas interconexões com outras manifestações culturais. O objetivo é aprofundar a relação entre o Breaking, os passinhos sociais e as batalhas de dança, por meio de workshops e processos criativos que envolvem saberes ancestrais e a identidade do movimento urbano. As inscrições para os escritórios estão abertas e são limitadas, com prioridade para pessoas negras e periféricas, buscando democratizar o acesso a essas vivências culturais. As atividades terão tradução em LIBRAS.
Nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2025 , das 14h às 17h , com entrada gratuita, acontece o workshop “Das festas e Cyphers: confluências dos Passinhos Sociais e Breaking” que será transmitido por Ivo Alcântara, um dos maiores nomes na ocorrência dos passinhos sociais, especialmente o que é publicado como Lagartixa , e realizar uma investigação das relações entre os passinhos dos bailes e o Breaking. Conhecido por sua pesquisa nas danças urbanas, especialmente no contexto dos passinhos de rua, Ivo é diretor e coreógrafo do grupo Chemical Funk, idealizador do evento Identidade Hip Hop e líder de diversos coletivos importantes, como o Sampa Cinza City.
Na oficina, os participantes poderão explorar as convergências e influências entre essas duas danças, que coexistiram e evoluíram no mesmo ambiente de festas e cifras. A atividade tem a intenção de oferecer uma leitura histórica e corporal dessas manifestações, ligando movimentos e contextos que marcaram o cenário das danças urbanas.
A segunda atividade formativa será conduzida por Paula Salles nos dias 01 e 29 de julho, das 13h às 16h, 08 e 15 de julho, das 14h30 às 17h30, com entrada gratuita, e terá como foco o processo criativo da nova montagem do grupo Die Hard Crew . A residência “Ensaios Abertos: criação do novo espetáculo da Die Hard Crew” Será ao público a oportunidade de vivenciar os bastidores da criação de um espetáculo que oferece as memórias e a ancestralidade do Breaking, conectando essa arte com outras manifestações, como a Capoeira e os passinhos sociais. A proposta é levar os dançarinos a uma reflexão cênica, utilizando sua pesquisa sobre oralituras e afrografias das gestualidades para estimular novas formas de criação.
Paula Salles é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é integrante da Ouvindo Passos Cia de Dança, e uma das principais referências nas investigações sobre as gestualidades negras e suas manifestações nas danças urbanas. Paula também é premiada pelo seu trabalho como intérprete e atualmente leciona no curso de Dança e Performance da SP Escola de Dança.
Foto Créditos: @sarararodrigues