Hip hop para a vida 2 - Foto DIvulgação

“Hip Hop aprendizagem para a vida” leva cultura e cidadania às escolas do Distrito Federal

Projeto promove pocket shows com dança, música e debates sobre temas sociais para estudantes de…

Projeto promove pocket shows com dança, música e debates sobre temas sociais para estudantes de Itapoã, São Sebastião e do Paranoá

A cultura Hip Hop, nascida nas periferias como uma poderosa ferramenta de expressão e resistência, consolida-se, cada vez mais, como um instrumento de transformação social e cidadania no Distrito Federal. Com essa proposta, o projeto “Hip Hop aprendizagem para a vida” movimenta escolas de Itapoã, São Sebastião e do Paranoá, de 24 a 26 de março, com uma série de atividades, em uma iniciativa que une cultura, educação e empoderamento de forma única e inspiradora. Através da linguagem universal do hip hop, que envolve crianças, jovens e adultos, é possível promover não apenas o desenvolvimento artístico, mas valores como respeito, colaboração e autoexpressão. “O Hip Hop sempre foi mais do que arte. Ele é um meio de dar voz aos que muitas vezes não são ouvidos. Nosso objetivo é conectar essa cultura com a educação, mostrando que ela pode ser uma aliada na construção da cidadania e na valorização da identidade dos jovens”, afirma Niéliton Nunes, proponente do projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Serão seis apresentações, duas por escola selecionadas para receber o projeto. Nelas, alunos dos ensinos Fundamental e Médio assistirão a performances de break e rap. As apresentações serão intercaladas por palestras, conduzidas pelos próprios BBoys, trazendo temas relevantes para serem tratados na comunidade escolar, como bullying, violência doméstica e preconceito racial. Na programação haverá atividades interativas com os alunos, como um flash mob (mobilização coletiva) e um jogo sobre ritmo e poesia com a participação dos estudantes. O “Hip Hop aprendizagem para a vida” aconteceu no CEF Dra. Zilda Arns (Itapoã), CEM 01 (Paranoá) e CEF Cerâmica de São Paulo (São Sebastião).

O Hip Hop Aprendizado para a Vida é levado às escolas pelo Grupo Wild Unlimited Crew, formado por uma equipe apaixonada pelo hip hop e comprometida em promover a cultura urbana nas comunidades. O grupo já participou de eventos nacionais como o “Quando as Ruas Chamam”, em Brasília, e internacionais, como o Outbreak Europe, na Eslováquia, e o Battle of the Year Brasil, em São Paulo. Além disso, a Wild Unlimited Crew atua como um espaço de formação e está emprenhada em proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento aos jovens através de workshops de break, grafite, rap e DJ.

Sobre a tripulação

O Grupo Wild Unlimited Crew é uma das equipes mais importantes do DF e do Brasil e marcará presença no evento, no comando de diversas atividades. Conheça seus membros:

Niéliton – Bboy E1 Atleta – Produtor cultural Arte Educador

Niédson – Bboy E2 Produtor cultural – Atleta – Arte Educador

Aline da Cruz – Mc Nega Cruz -Empreendedora Criativa – Moda – áudio visual

Rodrigo Werneck – Produtor Cultural – audiovisual

Nayara Castro – Bgirl Nay

Caren Henrique – Grafite

Samuel Antônio – Mc Zapatta

Bruno Ricardo – allstyle

Weberth Firmino – Dj Sapo