Foto Divulgação

4ª edição do Cufa Empreenda Cufa Empreenda – Turismo e Empregabilidade, teve show de Mv Bill, Kmila CDD, Rapadura e mais

Concluídas as aulas da 4ª edição do Cufa Empreenda – Turismo e Empregabilidade, os alunos…

Concluídas as aulas da 4ª edição do Cufa Empreenda – Turismo e Empregabilidade, os alunos estão prontos para encarar o mercado de trabalho e alguns deles já com oportunidades garantidas. Para celebrar o início deste novo ciclo, o Sesc, a Cufa-DF e a Associação Cresce-DF organizaram uma festa de encerramento com direito a atrações musicais como o rapper carioca MV Bill, grafite, pista de skate, batalha de rimas e muito mais. O evento ocorreu ontem sábado, 10 de dezembro, 14h no Sesc Newton Rossi, em Ceilândia. Com entrada foi gratuita!

Durante quatro finais de semana, dezenas de alunos participaram do projeto, uma iniciativa da Associação Cresce-DF, em parceria com a Central Única das Favelas do Distrito Federal. Foram oferecidos seis cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de turismo e empreendedorismo para jovens e adultos de favelas e regiões periféricas do DF e entorno. São eles: garçom, copeiro, atendente, produção de eventos, logística e relações trabalhistas.

O rapper MV Bill não poderia ficar fora da comemoração. O artista e ativista social, é um dos criadores da Central Única das Favelas (Cufa), ao lado de Celso Athayde. Em junho, ele esteve em Brasília como apresentador da final do Top Cufa-DF 2022, outro projeto da organização na capital federal.

“Uma das frentes de atuação da Cufa é justamente a valorização e o fortalecimento da cena cultural. As favelas e periferias são um celeiro artístico e nosso objetivo é dar voz e espaço para esses artistas, promover geração de emprego. Por isso, montamos uma programação que representa a cultura da quebrada, que tem força e que, principalmente, reconhece os talentos locais”, afirma o presidente da Cufa-DF, Bruno Kesseler.

Para comemorar o encerramento deste ciclo, além da apresentação de MV Bill, várias foram as atividades propostas. Grafite, pista de skate, batalha de rimas, break e, claro, muita música. A programação contou também com nomes de destaque local e nacional, como Sarau vá e Samba na comunidade, Rapadura, DJ Janna e o rapper MV Bill.

Confira o resumo do evento:

Saiba mais sobre o Cufa Empreenda:

O projeto nasceu em 2019, dentro de outra iniciativa da Cufa, o Top Cufa, com cursos voltados para o universo da moda e os bastidores. Em 2020 e 2021, quando ocorreram a 2ª e a 3ª edição do Cufa Empreenda, as aulas foram ministradas virtualmente, devido à pandemia da Covid-19. Mesmo assim, não perderam a força. Nestes dois anos, mais de quatro mil alunos se formaram nos cursos profissionalizantes nas áreas de Marketing Digital, Designer em Sobrancelhas, Fotografia, Audiovisual, Cenografia entre outros.