Foto Crédito: Antropofagia

Brandão dispara contra funkeiros em nova faixa, e artistas da cena respondem

Brandão85 lançou na última quinta-feira (20) o single “Espinafre”, marcando sua estreia solo em 2025…

Brandão85 lançou na última quinta-feira (20) o single “Espinafre”, marcando sua estreia solo em 2025 pela 30PraUM. Na faixa, o rapper dispara contra funkeiros, afirmando: “O Trap no Brasil tá ficando chato, depois que esses funkeiro veio, é só ladeira abaixo”. O lançamento provocou reações imediatas de artistas da cena, como MC GP e MC PH, que se manifestaram sobre as críticas.

A polêmica ganhou ainda mais força com a resposta de Oruam. Na sexta-feira, após um dia marcado por sua detenção e o lançamento de seu álbum de estreia, “Liberdade”, o rapper pediu a Matuê para remover Brandão85 da 30PraUM. Ele justificou que as críticas de Brandão estariam enfraquecendo a gravadora. A declaração viralizou nas redes sociais, intensificando o debate na cena do rap nacional sobre a influência dos MCs de funk no trap.

“Espinafre é a música mais irreverente que já lancei. A ideia era compartilhar umas ideias, alguns pensamentos soltos e outros nem tão soltos assim (risos). Tô vivendo a vida light desde a chegada na 30, com liberdade pra fazer meu som do jeito que acredito, e essa é só a primeira amostra desse ano”, revela Brandão.

Além disso, o cearense também compõe e produz, participando do processo de ponta a ponta. Em “Espinafre” – cuja letra tece críticas ao “ego desses manos” – não foi diferente. “É uma música que fala o que eu penso, do jeito e no ritmo que eu acho que tem que ser dito”, relata.

Foto Crédito: Antropofagia