Brasileira está entre as finalistas do maior campeonato de breaking mundial
A mineira Nathana Vieira Venâncio, 29 anos, é a única brasileira entre as 16 finalistas do Red Bull BC One E-Battle
Depois de duas rodadas emocionantes de batalhas online, 16 b-boys e 16 b-girls de todo o mundo foram escolhidos os melhores dançarinos de breaking de 2020 e avançam para a próxima etapa do Red Bull BC One E-Battle, o programa de batalhas online do Red Bull BC One, maior e mais famosa competição de breaking 1×1 do mundo.
Entre as finalistas da categoria feminina está a b-girl brasileira Nathana Vieira Venâncio, de 29 anos, de Uberlândia, em Minas Gerais.
“É uma grande responsabilidade e uma honra estar representando o Brasil no Red Bull BC One E-Battle”, diz a b-girl Nathana. “Uma grande oportunidade que não vou desperdiçar.”
O público poderá conferir os duelos pela Red Bull TV nos dias 10 (a partir das 15h), 17 e 24 de outubro, quando ocorre a grande final. O time de jurados é formado por um trio experiente: o b-boy russo Aslan, a b-girl finlandesa AT e o b-boy francês Lilou –eles julgarão os movimentos dos dançarinos de acordo com critérios como musicalidade, originalidade e performance. Este ano, o prêmio para os ganhadores é inédito: uma vaga na final mundial, que será realizada em 2021, em local a ser definido.
Nathana começou a dançar em 2008 em sua cidade natal, Uberlândia. “Um professor de dança de rua me levou para um lugar chamado Comunidade Hip-Hop, onde a galera treinava breaking, e ali me apaixonei pela cultura”, lembra. “Enfrentei muitas dificuldades no começo com a minha família, mas hoje tenho o total apoio deles.”
Participar de uma competição de breaking online foi novidade para Nathana, mas ela parece ter encontrado o segredo: “É diferente, é você e a câmera, não tem aquela energia do público a sua volta, então você tem que se superar e tirar essa energia da sua alma e colocá-la pra fora”.
Para construir seu estilo de dança, Nathana se inspira em suas companheiras da We Can do It, grupo exclusivamente feminino que ela ajudou a fundar ao lado das b-girls Bibi e Day. “Além delas, tenho muitas referências e pessoas que levo como inspiração, como os B-Boys Stripes, Lego, Roxrite, Thesis, Neguin e Ratin e as B-Girls Rockafella, Asia One, JK47, SanAndrea e FabGirl.”
Para se ter uma ideia da importância do breaking brasileiro na competição no Red Bull BC One E-Battle, em 2018, o primeiro ano em que ocorreram as batalhas online, o campeão mundial foi o b-boy Luan San, nome forte da cena paulista, que realizou emocionantes disputas virtuais com dançarinos de diversos cantos do globo até chegar ao topo e abocanhar o título.
Calendário completo Red Bull BC One E-Battle:
10/10, às 15h – LIVE#1: Primeira live com os 16 melhores b-boys e b-girls do mundo
17/10 – LIVE#2: Quartas de final com os 8 melhores b-boys e b-girls do mundo
24/10 – LIVE#3: Semifinais e final mundial, com os 4 melhores b-boys e b-girls do mundo