Grammy Latino 2020

Conheça os artistas da Universal Music indicados ao Grammy Latino 2020

O astro J Balvin lidera as indicações e concorre em 13 categorias A cantora Karol G recebeu quatro indicações

A Academia Latina da Gravação acaba de divulgar a lista de indicados ao Latin GRAMMY®️, um dos mais consagrados prêmios da música latina, que acontece no dia 19 de novembro, em Miami (EUA).

O espetáculo, que traz como tema “A Música nos Humaniza”, contará com atuações inspiradoras de diversas cidades do mundo.

O astro J Balvin lidera as indicações este ano, concorrendo em 13 categorias, entre elas a de “Melhor Álbum”, pelo qual Balvin está indicado com seus dois trabalhos mais recentes, “Colores” e “Oasis”, seu projeto ao lado de Bad Bunny. Na categoria “Gravação do Ano”, Balvin foi indicado pelo single “Rojo”.

Karol G concorre a “Gravação do Ano” (com duas indicações) e “Canção do Ano”, por sua colaboração com Nicki Minaj no hit mundial “Tusa”.

Já o espanhol Alejandro Sanz foi indicado em três categorias, incluindo “Gravação do Ano”, com o single “Contigo”. Sebastián Yatra recebeu duas indicações, entre elas “Canção do Ano”, por “Bonita”, sua colaboração com Juanes. Com o disco “Más Futuro Que Pasado”, Juanes ainda concorre na categoria “Melhor Álbum Pop Vocal”, onde também figura a cantora Aitana, com seu disco “Spoiler”.

Ainda foram indicados os artistas Feid, DJ Snake, Guaynaa, Jhay Cortez, Santana, Sech, Motolov, Mon Laferte, El David Aguilar, Urban, La Arrolladora Banda El Limón De René Camacho, Alejandro Fernández, Chiquis, Los Tigres Del Norte, Buyuchek, La Abuela Irma Silva, La Mafia, Calibre 50, Christian Nodal e José Luis Roma.

Na música nacional, Caetano Veloso concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, por “Caetano Veloso & Ivan Sacerdote”, projeto lançado por ele no início do ano, ao lado do renomado clarinetista.

Com a indicação que acabaram de receber, na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, pelo projeto “N”, gravado pelo duo em homenagem a Nando Reis, as ANAVITÓRIA conquistaram um grande feito. Seus três primeiros álbuns de carreira foram indicados consecutivamente ao Latin GRAMMY®. Em 2017, elas receberam o GRAMMY® de “Melhor Canção Brasileira”, por “Trevo (Tu)”. E em 2019, elas ganharam a estatueta pelo álbum “O Tempo É Agora”.

Concorrem ainda ao título de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” deste ano As Baías, por “Enquanto Estamos Distantes”, e a banda Melim, pelo álbum “Eu Feat. Você”. Os indicados a “Melhor Álbum de Música Sertaneja” incluem as cantoras Paula Fernandes, com o projeto “Origens (Ao Vivo Em Sete Lagoas)”, e Lauana Prado, por “Livre (Vol. 1)”, artistas que têm suas carreiras gerenciadas pela GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos.

Também foram indicados Zeca Pagodinho, na categoria “Melhor Álbum de Samba / Pagode”, por “Mais Feliz”, e Suricato, que disputa na categoria de “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, pelo projeto “Na Mão As Flores”. O cantor gospel Eli Soares concorre a “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)” pelo projeto “Memórias 2”.

“Estamos muito felizes com as indicações de nossos artistas na 21ª edição anual do Latin GRAMMY®. Este ano, temos talentos nacionais debutando no prêmio, como Melim e Lauana Prado. O duo ANAVITÓRIA, que já levou dois GRAMMYs®, está sendo indicado com seu terceiro álbum, pela terceira vez consecutiva. Além disso, artistas como As Baías, Suricato e Eli Soares foram novamente nomeados. Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Paula Fernandes, artistas já consagrados, brilham mais uma vez. Gostaria também de parabenizar o duo Tropkillaz, que foi nomeado em projetos de outras companhia. Disputando em categorias de diversos gêneros, como rock, MPB, samba/pagode, urban, pop, sertanejo e gospel, o resultado não poderia ser melhor: Música é Universal! É uma imensa alegria ver que cumprimos bem nosso papel e que boa parte do cast está agora recebendo esse importante reconhecimento. Parabéns a todos os indicados e à equipe da companhia, que se dedica muito para potencializar o trabalho de nossos queridos artistas”, disse Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

A produção do Latin GRAMMY® programou performances em várias partes do mundo, seguindo o protocolo internacional contra a propagação da COVID-19.