#CulturaEmCasa celebra aniversário de Porto Alegre com programação especial
“Ponte Aérea” apresenta atrações culturais realizadas em parceria com a plataforma e órgãos culturais da…
“Ponte Aérea” apresenta atrações culturais realizadas em parceria com a plataforma e órgãos culturais da cidade
Prestes a completar 251 anos no próximo dia 26 de março, a cidade de Porto Alegre ganha destaque no programa “Ponte Aérea Porto Alegre”, uma realização da #CulturaEmCasa, maior plataforma de streaming cultural da América Latina, ligada à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte. A programação contará com atrações realizadas em parceria com centros culturais municipais com ações ligadas à história, cinema, literatura, infantil, teatro e música.
Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, o projeto Ponte Aérea incentiva a difusão de conteúdos produzidos por meio de editais e políticas públicas de fomento e a parceria com diversos estados do Brasil. “Em primeiro lugar, é uma honra termos estabelecido uma parceria tão importante e fundamental para eliminar fronteiras ao acesso cultural e chegar ao maior número de pessoas possível, com a transmissão gratuita da plataforma”, diz Danielle.
Entre os destaques estão as aulas sobre a história do Rio Grande do Sul com os professores Paula Ramos, Paulo Gomes e Joana Bosak , resultado de um longo processo histórico e que aborda as muitas histórias de disputas travadas entre portugueses, espanhóis e povos originários na formação do estado.
A programação também conta com o Concerto Especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre pelo Dia da Consciência Negra, cursos livres sobre arte, cinema negro, cinema voltado à decupagem, roteiro, figurino, entre outros temas do programa “Observatório Iecine”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). O curso, divido em episódios com 50 minutos de duração, trata dos temas em formato de bate-papo. O primeiro episódio aborda a sensibilidade e a riqueza da cultura indígena.
Para as crianças, a série infanto juvenil “Universo Z”, protagonizada por Zi, uma menina de 7 anos que, junto de seus amigos Taby (um tablet) e Seu P.U. (um computador), é desafiada, a cada episódio, a realizar uma nova tarefa lúdica e divertida. O trio cria brinquedos, desenhos e jogos utilizando materiais diversos e acessíveis como tinta, sucata, cola e tudo mais o que estiver ao alcance.
Com cerca de cinco mil conteúdos e quase oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 20 de abril. Durante o período, reuniu um acervo com mais de cinco mil conteúdos, de 13 linguagens – “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”, “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”. Todo o conteúdo da #CulturaEmCasa, clique aqui.
#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.
Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente, já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.
A ferramenta reúne também conteúdo do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.
Plataforma #CulturaEmCasa