A educadora Noêmia Verúcia

Educadora de Lauro de Freitas é premiada por projeto pedagógico antirracista

A professora Noêmia Verúcia, do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, em Lauro…

A professora Noêmia Verúcia, do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, em Lauro de Freitas (BA), foi uma das 16 vencedoras da 9ª edição do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). O prêmio reconhece experiências de gestão e práticas pedagógicas antirracistas em ambiente escolar.

O projeto “Berçário Reluz”, idealizado por Noêmia, promove atividades ao longo do ano com o objetivo de apresentar elementos da cultura africana e afro-brasileira aos alunos, desde os primeiros meses de vida. Uma das ações que mais emocionou os pais foi a vestimenta de bebês, com idades entre 6 meses e 1 ano, em becas de profissões como advogados e psicólogos, com o intuito de mostrar que as crianças podem alcançar qualquer carreira.

“Eu vesti os bebês de beca para mostrar aos pais que, apesar da violência e pobreza da região, eles podem ter um futuro de sucesso”, explicou Noêmia. Ela destacou que, por serem majoritariamente bebês negros, o projeto busca criar uma perspectiva de que eles têm o potencial de se tornar o que desejarem.

A iniciativa de Noêmia foi escolhida entre 524 projetos inscritos. Os vencedores receberam R$ 7 mil, livros sobre equidade racial e de gênero na educação básica, além de um curso virtual de formação continuada sobre o tema.