Festival Ubuntu anuncia programação recheada de artistas da literatura, artes visuais e Hip Hop
Na última sexta-feira (17), às vésperas do Dia da Consciência Negra, o Festival Ubuntu anunciou…
Na última sexta-feira (17), às vésperas do Dia da Consciência Negra, o Festival Ubuntu anunciou em suas redes sociais a programação oficial dos três dias da 4ª edição do evento, que acontecerá de 28 a 30 de novembro no Centro de Culturas Negras do Jabaquara. Com uma robusta programação, incluindo as apresentações dos 14 projetos selecionados por um time especializado em cada um dos segmentos da Economia Criativa, o festival ainda promoverá reflexões e troca de ideias dentro do tema “O Encontro da África ao Brasil” e sobre a importância dos editais de fomento para a arte produzida nas periferias.
Aproveitando os últimos dias do Novembro Negro, o Festival Ubuntu se compromete a reforçar parcerias, conhecer a potência de artistas e projetos de vários setores da Economia Criativa — um dos setores que mais cresce na economia mundial, pois segundo a ONU até 2030 irá gerar mais de 1 milhão de novos empregos, e a qual no Brasil já emprega atualmente mais de 7,4 milhões de trabalhadores, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Dessa forma, o edital Ubuntu, que selecionou 14 propostas, fomenta a diversidade das múltiplas linguagens artísticas e culturais presentes nas periferias de São Paulo, além de aplicar a filosofia Ubuntu, que é “ser humano é ser com os outros”.
Para isso, o festival contou com uma super equipe de profissionais, são eles: Rafael RG, Priscila Obaci, Valquíria Rosa, Verônica Santos, Bonga Mac, Carlota Joaquina e Mônica Augusto, sendo idealizado por Amanda Leones, diretora da Versa Cultural, e realizado por meio da 2ª edição do Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens – 20/2022/SMC/CFOC/SFA da Prefeitura de São Paulo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
28 de novembro (terça-feira)
- 15h00 – ABERTURA DO FESTIVAL
- 16h00 – AUDIOVISUAL E NOVAS TECNOLOGIAS – ORUN – ORÍ(GENS)
- 17h00 – AUDIOVISUAL E NOVAS TECNOLOGIAS – RAVIH – APRESENTA “LANTERNA”
- 18h00 – RITMOS – CORPO – MARIAMA CAMARA – UM MERGULHO NA ÁFRICA D´OESTE
- 19h00 – HIP HOP – SOTAQ – LIVE PAINTING UBUNTU
- 20h00 – HIP HOP – CRÔNICA MENDES – “SOU PRÍNCIPE DO GUETO, E MEU CASTELO É DE MADEIRA”
29 de novembro (quarta-feira)
- 14h00 – WORKSHOP COM CURADORES DO FESTIVAL
- 16h00 – ARTES PLÁSTICAS, VISUAIS E MANUAIS: LANDY FREITAS – CONEXÕES LINHA PRENDADA
- 16h30 – LITERATURA: KATMIRA – SARAU URUTU LÊ “KAT MIRA VERSOS”
- 17h00 – SARAU FESTIVAL – PARTICIPAÇÃO LIVRE
- 18h00 – LITERATURA: JULIANA PRADO – VER A POESIA PELO OLHAR DA MATEMÁTICA
- 19h00 – RITMOS – SOM E VOZ: ARYANI MARCIANO – SHOW RISCO DE MORRO DOCE A MOÇAMBIQUE
- 20h00 – RITMOS – SOM E VOZ: ALLDRY ELOISE – “DUO MARÌWÓ” – ANCESTRALIDADE E MITOLOGIA E A MÚSICA A FERRAMENTA E ELO QUE NARRA ESSA CONEXÃO
30 de novembro (quinta-feira)
- 14h30 – TEATRO: JUSSARA FREITAS – O MACACO E A LUA
- 16h00 – ARTES PLÁSTICAS, VISUAIS E MANUAIS: RODRIGO DA SILVA – TAROT SELVA DA SILVA
- 17h00 – TEATRO: ULI DIAS – ENSAIO PARA DOIS PERDIDOS
- 19h00 – RITMOS – CORPO: MESTRA SOL – APRESENTAÇÃO – COMUNIDADE JONGO EMBU DAS ARTES
- 19h30 – ENCERRAMENTO DO FESTIVAL
- 20h00 – APRESENTAÇÃO SAMBA DE DANDARA (PROGRAMAÇÃO FIXA DO CENTRO DE CULTURAS NEGRAS)
SERVIÇO
4ª edição Festival Ubuntu
- Datas: 28, 29 e 30 de novembro de 2023
- Horários: 11h às 21h
- Local: Centro de Culturas Negras – R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara, São Paulo – SP, 04321-030
- Ingresso: Gratuito
Sobre Ubuntu
O Festival Ubuntu é idealizado pela diretora da VERSA CULTURAL e realizado graças aos esforços da equipe de produção, dos apoiadores, dos curadores e dos artistas envolvidos e vem ganhando relevância no cenário cultural brasileiro a cada edição. O seu formato permite reunir e inter-relacionar diferentes artes e variadas tradições culturais, demonstrando ser, em nosso momento histórico, uma solução inovadora e necessária para dar conta da multiplicidade de ações, eventos e possibilidades de comunicação e encontros que a contemporaneidade exige. Contribuir para o desenvolvimento da cultura brasileira é objetivo e motor principal da VERSA, e isto é plenamente realizado por meio da produção, da organização e execução do Festival Ubuntu.
Sobre VERSA
Fundada em 2012 e tendo como diretora Amanda Leones – produtora cultural, professora, atriz e pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC e Gestão de Negócios pela USP, a VERSA CULTURAL é uma empresa especializada em planejamento, produção e gestão administrativa de projetos de diferentes áreas e segmentos da cultura, como música, teatro, exposições, cinema e literatura. A VERSA sempre teve como objetivos principais a promoção do desenvolvimento cultural, a formação de público e de plateia e a difusão da cultura brasileira em suas diferentes manifestações.