Foto: Paulo Rossi

Inclusão Social e Educação: Orquestra Jovem Sesc Brasil se reúne no Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas

58 adolescentes de 10 estados se apresentarão e participarão de imersões culturais com musicistas nacionais…

58 adolescentes de 10 estados se apresentarão e participarão de imersões culturais com musicistas nacionais e internacionais em um dos principais eventos de música de concerto da América Latina

Integrantes do Sesc Orquestras Jovens de diversos estados do país estarão a partir do dia 20 de janeiro no Festival Internacional Sesc de Música. Ao todo, 58 alunos do projeto, que promove transformação social por meio da música, se reunirão para participar de oficinas, vivências e para se apresentar no maior evento de música clássica do país. Juntos, eles formam a Orquestra Jovem Sesc Brasil e esse será o quinto encontro do grupo.

As atividades possibilitam intercâmbio cultural e musical, além da capacitação de alunos, professores, instrutores e coordenadores dos projetos Sesc. Estarão presentes instrumentistas dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Sergipe, Paraná, Roraima, Goiás, Paraíba e Mato Grosso (Polo Socioambiental Sesc Pantanal).

5º Encontro da Orquestra Jovem Sesc Brasil

Os jovens farão sua apresentação oficial no Theatro Guarany, no dia 29 de janeiro, às 20h, sob a regência de Geovane Marquetti. Eles serão acompanhados pelos alunos das orquestras Estudantil do Areal e Municipal de Pelotas. Para além dos espaços tradicionais de apresentações culturais, subgrupos de câmara formados pelos jovens também terão a oportunidade de levar a arte a locais como hospitais, unidades de cuidados e paróquias, ampliando o acesso à música para diferentes públicos

Outra novidade é que, pela primeira vez, o estado do Rio Grande do Sul contará com sua própria Orquestra Jovem Sesc, formada por alunos da região. O projeto, iniciado em Pelotas neste mês de janeiro, já permitirá que os participantes selecionados integrem as classes do Festival.

“A inclusão social está no DNA do Sesc. Nosso objetivo com as orquestras jovens é proporcionar a esse público a oportunidade de desenvolver habilidades musicais e socioemocionais, além de promover transformação e abrir novos horizontes por meio da música. O encontro dos integrantes das orquestras de diferentes cantos do país, junto com essa grande imersão cultural e as vivências do Festival, constroem conhecimento e trazem experiências capazes de ampliar o repertório de vida desses jovens. Ações como essa fazem a diferença. São um investimento dos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo para o desenvolvimento das pessoas e do Brasil”, explica Janaína Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

O Festival

O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina e reúne estudantes e profissionais de diversas regiões do País e do mundo. Em sua 13ª edição, o evento acontece entre 20 e 31 de janeiro em Pelotas (RS) e oferece ao público apresentações gratuitas em variados espaços públicos da cidade, como teatros, praças, igrejas, Mercado Público e Praia do Laranjal.

O Festival é uma experiência cultural que contribui para a educação, economia e arte da região. Além dos participantes do Sesc Orquestras Jovens, o evento reúne cerca de 350 jovens alunos bolsistas selecionados, vindos de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai. Isso reforça o compromisso do festival com a formação musical e cultural de novos talentos. A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Foto: Paulo Rossi