Foto Créditos: Som Livre

Jota.pê e Teresinha Landeiro, fadista portuguesa, lançam ‘Visita Inesperada’

O cantor, compositor e vencedor de três Grammys Latinos 2024, Jota.pê, junta-se à fadista portuguesa…

O cantor, compositor e vencedor de três Grammys Latinos 2024, Jota.pê, junta-se à fadista portuguesa Teresinha Landeiro em um novo single, “Visita Inesperada”, que chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira (31). Gravada em Portugal em dezembro de 2024, a faixa tem composição de Teresinha, e voz de Jota.pê, que lança seu primeiro single internacional em colaboração após as premiações no ano passado – ouça aqui.

“Ser convidado para gravar essa faixa neste momento é muito bonito e especial, porque, além de ser meu primeiro lançamento depois do Grammy, é com uma cantora portuguesa absurdamente incrível, ou seja, de outro país, de outro continente, me convidando para gravar um fado, algo que eu realmente nunca imaginei gravar na vida. É algo que vejo como uma grande conquista. Ver que a minha arte está conseguindo chegar em outros países, expandir para outros artistas, a ponto de me convidarem para fazer algo que eu nunca fiz antes…são muitas estreias ao mesmo tempo. Meu primeiro feat internacional, inclusive. Estou muito, muito empolgado”, comenta o cantor.

A colaboração reflete a união musical entre dois continentes e expande as fronteiras com gêneros que imprimem a cultura nacional de ambos os países. O fado, um dos mais tradicionais em Portugal, é conhecido pela sua melancolia e profundidade emocional, enquanto a MPB, gênero musical que surgiu no Brasil na década de 1960, é uma fusão de estilos tradicionais do país, como o samba, bossa nova e baião.

“O Jota.pê é um artista muito sensível e dono de um enorme bom gosto. Foi muito bonito quando ouvi esta letra dita por ele pela primeira vez. A canção viajou para outro lugar, ganhou uma nova dimensão, um novo sentido. Ele retirou-lhe alguma da tristeza e deu-lhe a leveza dos que aceitam o medo e os desafios. A forma como ele cantou a palavra saudade ficará marcada em mim por muitos anos. Foi uma partilha musical generosa e leve, tal como a voz que traz consigo, uma voz que nos aconchega e abraça. Só lhe posso agradecer esta alegria”, reflete Teresinha sobre a parceria.

Este lançamento antecipa o álbum deluxe de Teresinha, reforçando sua posição como uma artista no fado contemporâneo, ao mesmo tempo em que marca a estreia de Jota.pê em lançamentos internacionais.

Confira ‘Visita Inesperada’:

Sobre Jota.pê

Com apenas um mês após o lançamento de seu segundo álbum, em março de 2024, “Se Meu Peito Fosse O Mundo”, com participações de Xênia França e Gilsons, Jota.pê atingiu a marca de mais de 2,5 milhões de plays no Spotify. Realizado e criado em parceria com a Som Livre, a produção musical ficou por conta de Felipe Vassão, Rodrigo Lemos e Marcus Preto. O álbum recebeu três indicações ao Grammy Latino deste ano e foi premiado nas três categorias: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira / Música Afro-Brasileira, de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação e de Melhor Canção Em Língua Portuguesa com “Ouro Marrom”. Jota.pê também concorreu no Prêmio Multishow 2024 com quatro indicações: Álbum do Ano, Artista Revelação; e MPB do Ano com duas faixas: o hit Ouro Marrom e Feito Maré (feat  com Gilsons). Atualmente está com uma regravação de “Carinhoso” na novela “A Garota do Momento”.

Com vertentes que vão de Jorge Ben a Caetano Veloso e passando pelo manguebeat de Chico Science, o artista, nascido em Osasco, foi em 2015 que colocou seu primeiro trabalho no mundo: o álbum “Crônicas de um Sonhador”. Como artista solo, o cantor teve participação muito bem sucedida no “The Voice Brasil”, da TV Globo, sendo considerado por Lulu Santos uma das melhores vozes de todas as temporadas do programa. No ano seguinte, após várias apresentações pelo Brasil, o cantor fez a primeira turnê pela Europa, com ingressos esgotados em todos os shows. Atualmente já soma três passagens pelo velho continente.

Paralelamente ao trabalho individual, Jota.pê é vocalista, compositor e violonista no duo ÀVUÀ, onde divide o foco com a amiga Bruna Black. Essa parceria rendeu a ambos uma indicação ao Grammy Latino em 2021 pelo álbum Onze, que reúne grandes intérpretes como Elza Soares e Zeca Baleiro. No mesmo ano, o duo foi convidado para participar do ColorsxStudios, um dos maiores canais de música do mundo.

Foto Créditos: Som Livre