Maestro João Carlos Martins defende ensino obrigatório de música nas escolas no Senado
O maestro João Carlos Martins participará de uma discussão no Senado Federal para defender a…
O maestro João Carlos Martins participará de uma discussão no Senado Federal para defender a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino fundamental, atualmente opcional dentro das aulas de artes. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, 3 de dezembro, às 14h, na Comissão de Educação do Senado.
Durante a audiência, João Carlos Martins abordará como a música perdeu espaço desde que foi reintegrada ao currículo escolar em 2008. Ele também apresentará os resultados de um projeto da Fundação Bachiana, desenvolvido nos últimos cinco anos, que destaca os benefícios do aprendizado musical para crianças e adolescentes.
O maestro busca realizar o sonho do compositor Villa-Lobos de unificar o Brasil “em forma de coração” por meio da música. Para João Carlos Martins, levar a música às escolas vai além do ensino técnico de instrumentos, sendo uma oportunidade para estimular criatividade, disciplina e união entre os jovens.
Sobre o maestro João Carlos Martins:
Reconhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins é uma referência no cenário musical brasileiro. Ao longo de sua carreira, gravou a obra completa para teclado do compositor alemão, mas precisou superar desafios físicos que o afastaram dos palcos como pianista.
Com resiliência, Martins redirecionou sua paixão pela música para a regência. Em 2020, ele emocionou o mundo ao voltar a tocar piano utilizando luvas biônicas, um símbolo de sua determinação em superar limites em nome da arte.
A iniciativa no Senado Federal reforça o compromisso do maestro com a educação musical e sua visão de um Brasil mais unido e criativo por meio da música.