Capa do EP A Cidade é Nossa, do Acadêmicos do Baixo Augusta / Créditos: Divulgação

Música: Acadêmicos do Baixo Augusta anuncia EP Inédito para carnaval 2025

Com direção musical de Wilson Simoninha, o bloco apresenta A Cidade é Nossa, álbum que…

Com direção musical de Wilson Simoninha, o bloco apresenta A Cidade é Nossa, álbum que celebra clássicos da música brasileira e exalta a efervescência cultural de São Paulo; Novidade chega às plataformas de streaming dia 20 deste mês

Para agitar o pré-carnaval, o Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de carnaval da cidade e precursor da reocupação cultural de São Paulo, anuncia seu primeiro EP musical. A coletânea digital A Cidade É Nossa reúne interpretações de oito canções icônicas de artistas como Tim Maia, Lulu Santos, Leci Brandão e Jorge Aragão, sambista que será homenageado pelo bloco no próximo ano. A novidade, dirigida e produzida por Wilson Simoninha, chegará às plataformas de streaming no próximo dia 20, de forma gratuita.

Canções que marcaram gerações — como Não Quero Dinheiro, de Tim Maia, Zé do Caroço, de Leci Brandão, Peguei Um Ita no Norte, de Arizão, Bala, Celso Trindade, Dema Chagas, Guaracy e Quinho, É Hoje, de Didi e Mestrinho, O Amanhã, de João Sérgio, Levada Louca, de Alain Tavares, Gilson Babilonia, Lula Carvalho, Vou festejar, Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias e Caciqueando, de Noca da Portela e Toda Forma de Amar, de Lulu Santos —, são as faixas que compõem o primeiro EP do bloco. Também será incluída a música Apavora, mas não assusta, hino do Acadêmicos do Baixo Augusta, com que celebra a força da comunidade paulistana e suas ricas manifestações culturais, reforçando o espírito de união e criatividade que destaca o grupo. No carnaval deste ano, passou de 1 milhão de pessoas o número de foliões que curtiram em seu cortejo.

As canções interpretadas no EP pela Banda do Baixo Augusta exaltam a efervescência da cultura nacional e são acompanhadas pelo novo single A Cidade é Nossa, homônimo do disco, disponibilizada no último dia 12, escrita por Wilson Simoninha, em parceria com Alê Youssef, cofundador do bloco.

Os sambas apresentados ressaltam os principais movimentos artísticos brasileiros, destaca Wilson Simoninha, diretor musical do bloco: “O EP Cidade é Nossa é um projeto que me deixou muito feliz, porque ele representa muito o espírito do Baixa Augusta e conta um pouco a nossa história, ao lado de tantas outras canções que marcaram os nossos carnavais, por serem fortes e simbólicas, expondo nossa manifestação cultural”.

O Acadêmicos do Baixo Augusta prevê ainda para o início do próximo ano o lançamento do videoclipe da música A Cidade é Nossa, gravado no Edifício Martinelli e na Rua da Consolação.

Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia empreendedores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito à cidade através da ocupação cultural das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles.

Serviço

EP A Cidade é Nossa

Lançamento: 20 de dezembro

Local: Nas principais plataformas de streaming

Mais informações no Instagram do Acadêmicos do Baixo Augusta

Serviço do Desfile

Acadêmicos do Baixo Augusta

Data: 23 de fevereiro de 2025

Concentração: 13h

Início: Pontualmente às 14h

Término: 19h

Concentração na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista