
Péricles Lança Primeira Parte do ‘Pagode do Pericão – ao Vivo em São Paulo’ com Participações Especiais
A partir de quarta-feira, 16 de abril, as 11 faixas da Parte 1 do projeto Pagode…
A partir de quarta-feira, 16 de abril, as 11 faixas da Parte 1 do projeto Pagode do Pericão – ao Vivo em São Paulo, liderado por Péricles, estarão disponíveis em todas as plataformas de música. Gravado no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas e contou com as participações de Seu Jorge, Maria Rita e Thiaguinho, celebrando grandes sucessos do samba e pagode das últimas décadas.
Detalhes do Projeto
O audiovisual, que marca um momento significativo na carreira de Péricles, apresenta releituras de clássicos do samba e pagode das décadas de 80 a 2000. A primeira parte do projeto inclui faixas como “Boca Louca” (com Seu Jorge), “Só Quero te Namorar” (com Maria Rita), “Menina de Aruanda” (com Thiaguinho), além de “Sou Sereno”, “Conselho”, “Quem de Nós”, “Coisa de Pele”, “Sentimento de Posse”, “Amor Estou Sofrendo”, “A Distância” e “Luz do Repente”. O single “Boca Louca” foi lançado em fevereiro como prévia do projeto.
As canções homenageiam artistas e compositores que influenciaram o gênero, como Grupo Raça, Almir Guineto, Branca Di Neve, Grupo Pirraça, Jorge Aragão, Leci Brandão, Grupo Molejo, Grupo Samba Lá De Casa, Grupo Nossa Onda e Jovelina Pérola Negra. “O Pagode do Pericão é um projeto do qual eu me orgulho muito e que homenageia compositores e cantores que chegaram antes da gente e abriram as portas para que pudéssemos entrar”, destacou Péricles.
Participações de Peso
A presença de Seu Jorge, Maria Rita e Thiaguinho elevou o projeto a um patamar especial. Péricles expressou sua admiração pelos colegas: “Fiquei muito feliz por ter reunido no mesmo palco artistas que sou fã e admiro. O Seu Jorge é um grande expoente da música brasileira que leva nossa arte e cultura para todos os cantos do mundo. O Thiaguinho é um irmão que a vida me deu e nossa parceria é e sempre será eterna. E a Maria Rita, além de ser uma pessoa maravilhosa, tem uma voz única e um talento excepcional”.
Nos bastidores, os artistas convidados retribuíram o carinho. Seu Jorge descreveu Péricles como um cantor plural, defensor do samba e da música negra, com uma versatilidade que transcende gêneros. Maria Rita elogiou a voz de Péricles, considerando-a uma das mais belas do Brasil, e destacou sua qualidade artística. Thiaguinho, por sua vez, classificou Péricles como o maior cantor de samba de todos os tempos, enaltecendo seu talento, carisma e importância para o gênero.
Tracklist da Parte 1
- Sou Sereno (Carlos César Matheus/Wilson Rodrigues)
- Conselho (Adilson Pinheiro Bispo/José Roberto Rangel Chapelem)
- Boca Louca feat. Seu Jorge (José Carlos Pereira)
- Quem de Nós (Beto Correa/Pagom)
- Coisa de Pele (Acyr da Cruz/Jorge Aragão)
- Só Quero Te Namorar feat. Maria Rita (Leci Brandão)
- Sentimento de Posse (Arlindo Cruz/Jorge David Barbosa Macedo)
- Amor Estou Sofrendo (Flavio Cardoso/Jorge Aragão)
- Menina de Aruanda feat. Thiaguinho (Ademir da Silva/Reinaldo Souza Amâncio Silva)
- A Distância (Péricles)
- Luz do Repente (Arlindo Cruz/Franco/Marquinhos PQS)
Turnê Nacional e Legado
O projeto Pagode do Pericão já passou por cidades como Brasília, Salvador, Vitória, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Santos, com próximas paradas em Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A edição de Brasília, em 2019, gerou o primeiro registro audiovisual da iniciativa, que também teve uma bem-sucedida temporada em 2022.
Com uma carreira consolidada, Péricles é reconhecido não apenas pelo público, mas também por seus pares, como um dos grandes nomes do samba brasileiro. O projeto Pagode do Pericão reforça sua trajetória e compromisso com a preservação e renovação do gênero.