Som Brasil - Foto Divulgação

Poesia Acústica é homenageado no Som Brasil

Episódio liderou o trending topics do Twitter Mesmo ocupando o topo das paradas musicais do…

Episódio liderou o trending topics do Twitter

Mesmo ocupando o topo das paradas musicais do país, o rap ainda é raramente tratado de maneira sensível na TV aberta. Mas, ontem (21), a gravadora Pineapple StormTV quebrou mais uma grande barreira. O seu projeto “Poesia Acústica” ganhou um a homenagem, na TV Globo, no programa Som Brasil, apresentado por Pedro Bial. Com 16 edições e 8 bilhões de plays nas plataformas digitais, o “Poesia” é um dos maiores projetos musicais do mundo, tendo sido fundamental para alavancar o gênero no Brasil e influenciar milhares de jovens. Além da participação dos fundadores Paulo Alvarez e Malak, o episódio recebeu grandes nomes do segmento que marcaram história em alguma edição, como Xamã, MC Cabelinho, Lourena, MC Hariel, Azzy e Delacruz.

“O ‘Poesia’ é um projeto onde a gente reúne MCs em cima de um instrumental acústico”, explica Malak. Azzy também acrescenta à definição: “Reúne diversos artistas de diferentes nichos, e trouxe a liberdade de a gente poder falar o que a gente quiser; de misturar os estilos que a gente quiser, embora seja muito funk, muito rap […], as pessoas ainda tentam limitar os artistas sobre estilos, melodias no geral, então acredito que o ‘Poesia’ veio para quebrar isso”, conta. Enquanto Malak propõe a base acústica, os participantes de cada edição criam as letras. “Sempre tento achar um caminho que talvez já tenha dado certo, mas com uma nova linguagem musical. Então pego as referências que eu sempre tive, e tento extrair delas mais e mais, mas sempre num beat que esteja na moda”, revela Malak. “Todo mundo tem que estar conectado para fazer a coisa dar certo, desde o beatmaker até quem vai masterizar a faixa”, coloca MC Cabelinho.

Muitas letras seguem a temática romântica, e Delacruz destaca como gerações anteriores do rap e da cultura urbana abriram caminhos para que isso fosse possível: “A nossa geração pode fazer isso e devemos aos Racionais, Sabotagem, Marcelo D2, Planet Hemp”, diz. Para muitos desses artistas, as colaborações no ‘Poesia’ foram essenciais. “A primeira música que eu vi minha tocando nas lojas, no shopping, foi o ‘Poesia Acústica’. Antes, minha música não entrava nesses lugares”, lembra MC Hariel.