Projeto RESPONSA - Foto Divulgação

Projeto RESPONSA uniu arte urbana e conscientização por uma cidade mais segura, inclusiva e sustentável

Com a realização da BRAHMI Cultural e produção executiva da Tudo Cultural, a iniciativa promove…

Com a realização da BRAHMI Cultural e produção executiva da Tudo Cultural, a iniciativa promove quatro instalações artísticas urbanas em áreas de acesso público na Grande São Paulo. As obras criadas para o projeto seguem expostas ao longo do mês de abril, reforçando a mensagem deixada por essa ação transformadora.

Em março de 2025, o projeto RESPONSA chegou com a proposta de combinação arte e educação de maneira inovadora, incentivando comportamentos mais seguros e respeitosos nas vias. Transformando espaços públicos em palcos de reflexão e inclusão, o RESPONSA lançou um novo olhar sobre a mobilidade segura, com intervenções artísticas que abordam temas como respeito no trânsito, valorização da cidade e sustentabilidade urbana. Além das instalações, a programação conta com oficinas, palestras, videocasts e batalhas de rima, convidando a comunidade a participar da construção de um ambiente urbano mais seguro e inclusivo.

“O RESPONSA nasceu da tradição no universo dos motociclistas, conectando temas como mobilidade urbana, consumo consciente, diversidade e convivência nas cidades. A arte urbana foi escolhida como fio condutor por seu poder de ressignificação e democratização do espaço.

— Thais Bellani, BRAHMI Cultural

Um panorama alarmante

Mais de 30 mil pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito no Brasil, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 16 mortes por 100 mil habitantes — um dado preocupante no cenário global. Acidentes com motocicletas são responsáveis por uma grande parcela dessas fatalidades, especialmente em regiões de menor poder aquisitivo, onde a concentração de motos é maior.

Na capital paulista, o primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento de 14,5% nas mortes no trânsito em relação ao mesmo período de 2023. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) revelaram que entre 2010 e 2020, mais de 1,6 milhão de brasileiros foram internados por acidentes de trânsito, gerando um custo superior a R$ 3 bilhões ao SUS. O país ainda está distante da meta do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir essas ocorrências pela metade até 2030.

Instalações artísticas e artistas participantes – ainda em exibição no mês de abril:

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Artista: Roni Evangelista

Obra: Recortes Urbanos (Lambe-lambe)

Em exposição até 21 de abril

Endereço: R. Franklin do Amaral, 1575, Vila Nova Cachoeirinha, SP

Sobre: Homenagem à pluralidade das cidades, utilizando placas sustentáveis recortadas para representar inclusão e transformação social.

Fábrica de Cultura Diadema

Artista: Alicia Lira

Obra: Jardins Tropicais

Em exposição até 21 de abril

Endereço: R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135, Diadema – SP

Sobre: Capacetes descartados transformados em um jardim florido, abordando sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Artista: Sandro Akel

Obra: Intervenção urbana com cartazes

Em exposição até 26 de abril

Endereço: R. Antônio Ramos Rosa, 651, Jardim São Luís, SP

Sobre: Colagens urbanas feitas a partir de cartazes reaproveitados, criando mensagens sobre consumo, desperdício e segurança no trânsito.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Artista: Ricardo Kaur

Obra: Caminhos

Em exposição até 28 de abril

Endereços: Av. General Penha Brasil, 2508 / Av. Inájar de Souza, 7001

Sobre: Graffiti com formas e núcleos que celebram a mobilidade urbana e o respeito no trânsito.