Drake x Kendrick - Foto Reprodução

Drake Recua e Retira Acusações em Processo Contra Universal Music Group por “Not Like Us”

O rapper canadense Drake decidiu retirar parte das acusações em um processo movido contra a…

O rapper canadense Drake decidiu retirar parte das acusações em um processo movido contra a Universal Music Group (UMG) relacionado à música “Not Like Us”, de Kendrick Lamar. A informação foi confirmada por Rollin A. Ransom, advogado da gravadora, em uma carta arquivada na última sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025. O documento solicita o adiamento de uma conferência pré-julgamento marcada para 2 de abril, para que o tribunal avalie a moção da UMG para rejeitar o caso.

“Not Like Us”, lançada em maio de 2024, é uma diss track do rapper americano Kendrick Lamar que contém acusações graves contra Drake, incluindo p3d*fili4. A canção motivou Drake a abrir o processo contra a UMG, no qual ele alegava que a gravadora permitiu seu uso por criadores de conteúdo na internet sem precauções adequadas com direitos autorais e que a empresa promoveu seu sucesso utilizando bots. A faixa, premiada com cinco Grammys — gravação do ano, canção do ano, melhor performance de rap, melhor canção de rap e melhor videoclipe —, tornou-se um marco na rivalidade entre os dois artistas.

Na carta, o advogado da UMG destacou a mudança de postura de Drake: “Com base em correspondência separada, o autor concordou em retirar certas alegações importantes em sua queixa”. Não foi especificado, porém, quais acusações foram abandonadas. A gravadora, por sua vez, classificou as alegações originais de Drake como “falsas” e “ilógicas” e planeja arquivar sua moção de rejeição até 17 de março de 2025.

Em entrevista à Apple Music, Kendrick Lamar defendeu o tom competitivo de “Not Like Us”, comparando o rap a um “esporte”. “Adoro quando os artistas rangem os dentes. Ainda assisto a raps de batalha… Essa sempre foi a definição central de quem eu sou”, declarou. O recuo de Drake no processo marca um novo capítulo na disputa.