Cabal e MC Marechal se esbarraram no camarim do show “Favela Vive”, na Áudio, em São Paulo
Após 16 anos de uma treta histórica, Cabal e MC Marechal se reencontraram no camarim…
Após 16 anos de uma treta histórica, Cabal e MC Marechal se reencontraram no camarim do show “Favela Vive”, na Audio, em São Paulo, no último sábado, 11. Para quem não sabe, os artistas se desentenderam em 2006 por meio de uma diss e a briga durou até 2012, quando finalmente Cabal twittou que ele e Marechal haviam conversado e estavam resolvidos. Porém, desde meados de 2006 os dois artistas não haviam se encontrado pessoalmente.
O reencontro histórico aconteceu no camarim do show “Favela Vive”, e, diferente do que muitos pensavam, o clima foi de harmonia. Inclusive, Marechal chamou Cabal para subir no palco ao seu lado. “Como nós é Hip Hop pra caralho, e essa é uma atitude muito Hip Hop, eu queria convidar meu parceiro aqui de São Paulo, Cabal está em casa. O Hip Hop vive, não existe treta na cultura.”
Ao subir no palco e cumprimentar Marechal, Cabal respondeu: “apesar de nós termos tido diferenças, nós temos muito mais em comum, a cultura Hip Hop é o que nos une, o amadurecimento, e a gente poder dar esse exemplo para o público. Já era seu fã lá atrás e sou mais ainda hoje, meu irmão.”
Para quem não sabe, os artistas se desentenderam a partir de uma música lançada por Cabal em 2006, intitulada “Temporada de Caça”. O som não é uma diss direta para o MC Marechal, mas foi entendido dessa forma na época, sendo o ponto de partida do que viria a seguir: MC Marechal lançou uma resposta para Cabal em “Vai Tomar no C* Cabal”, e em seguida Cabal lançou uma réplica com “F*da-se Dichinelo”.
Atualmente Cabal está em uma fase mais madura de sua carreira, navegando por mares mais calmos, e seu último lançamento “Mente Sã” é prova disso. O Hip Hop só tem a ganhar com essa união e nós já queremos o feat, será que vem aí?
Saiba mais sobre Cabal:
No começo dos anos 2000 o visionário rapper Cabal, autor do hit “Senhorita”, participou de diversos programas de TV como Faustão e Altas Horas, além de premiações musicais. Contratado pela Universal Music, Cabal lançou o primeiro álbum solo e ganhou Grammy Latino ao lado de Chitãozinho e Xororó. Pela PROHIPHOP, sua gravadora independente, lançou álbuns, mixtapes e o projeto Cquarta, em que lançava uma música inédita toda quarta-feira por dois anos ininterruptos. Após um hiato de 7 anos, o pioneiro Cabal voltou às atividades com “Fênix” e deu sequência a uma série de lançamentos. Em 2023 o rapper completa 20 anos de carreira, prometendo resgatar a essência da cultura Hip Hop com flows avançados, mas que passam pelo Trap, pelo Funk, e chegam agora no Drill – subgênero do Rap, nascido no sul de Chicago em meados dos anos 2000, com beats acelerados e atmosfera sombria. Essa vertente do Rap está em ascensão no momento, tendo Major RD, Kyan e N.I.N.A como nomes de destaque no Brasil.