Fotos créditos: Rafa Leforte

Dexter comemora 35 anos de carreira com álbum “D’LUXO” e relança “Alta Voltagem” em versão inédita com Tropkillaz

Lenda do rap nacional, Dexter traz nesta quinta-feira (24/4), um presente para os fãs de…

Lenda do rap nacional, Dexter traz nesta quinta-feira (24/4), um presente para os fãs de longa data: o álbum “D’LUXO”.

Disponível nas plataformas digitais o projeto reúne releituras aprimoradas de sucessos compostos pelo artista entre os anos de 1999 e 2002. São 12 faixas, sendo 9 delas clássicos retrabalhados pelos renomados produtores Laudz e Zegon (Tropkillaz). Entre elas, estão as roupagens “deluxe” de “Saudades Mil”, “Oitavo Anjo” e “Triagem”, além de uma versão de “Alta Voltagem”, que contou com colagens de DJ Loo. As outras 3 faixas que compõem o trabalho costuram falas inéditas do artista, contextualizando a época das criações originais.

Trabalhar com esses caras é sensacional! Nosso objetivo neste trabalho foi modernizar a sonoridade das canções, até porque em clássico não se mexe. Então, com exceção de ‘Alta Voltagem’, nossa missão foi aprimorar a qualidade do som, ressaltando timbres, regravando vozes e tirando alguns excessos feitos na época da gravação original”, destaca o artista.

A data de lançamento de “D’LUXO” coincide com o aniversário de 35 anos de carreira e 14 anos de liberdade de Dexter. Dentro da ambientação do álbum, o Oitavo Anjo, como é conhecido, conversa diretamente com o ouvinte em narrações que contextualizam as experiências vividas e uma mensagem de gratidão aos amigos, fãs e parceiros de rap que o acompanham até hoje.

Depois das histórias que contei nessas músicas e outras que vivi dentro do sistema carcerário, conquistei minha liberdade. Foi no dia 20 de abril de 2011. A caminhada foi difícil, foram 13 anos e 3 meses, e milhares de coisas aconteceram nessa jornada”, narra em trecho da faixa “Gratidão”.

Exemplo vivo de como o hip-hop transforma vidas, Dexter ressalta a importância do movimento como ferramenta de transformação social.

“O rap nasceu para isso, ter uma conversa honesta e sincera com as pessoas que muitas vezes não têm isso em casa. A gente ouve isso dos fãs, que a nossa música foi o pai, irmão mais velho, um tio para eles. Isso aconteceu comigo, com o Mano Brown, Gog e muitos outros. O hip-hop salva vidas”.

“D’LUXO” aquece para outros grandes projetos de Dexter previstos para o segundo semestre de 2025. Ainda neste ano, o rapper promete trazer o disco com faixas inéditas intitulado “Frustrações, Dogmas, Convicções”, algo que é muito esperado pelos fãs desde “Flor de Lótus”, lançado em 2015. “Eu continuo aqui, firmão, fortão e no corre do dia a dia. Logo menos, vários outros capítulos serão do conhecimento de vocês.”, complementa. O rapper também está preparando o álbum “Na Linha do Tempo”, com releituras de canções de outros artistas que gravou como convidado, um projeto inovador na cena musical.

Tracklist

  1. DE MENTIRA NÃO TINHA NADA
  2. TRIAGEM (VERSÃO D’LUXO)
  3. OITAVO ANJO (VERSÃO D’LUXO)
  4. SEM CHANCES (VERSÃO D’LUXO)
  5. SAUDADES MIL (VERSÃO D’LUXO)
  6. A TRANSFERÊNCIA (INTERLÚDIO)
  7. NOITE INFELIZ (VERSÃO D’LUXO)
  8. ALTA VOLTAGEM (VERSÃO D’LUXO) – prod. Laudz e DJ Loo
  9. A SAUDADE CONTINUA (VERSÃO D’LUXO)
  10. APENAS UM SONHO (VERSÃO D’LUXO)
  11. CÊ TÁ ENGRUPIDO (VERSÃO D’LUXO)
  12. GRATIDÃO

Sobre Dexter

Dexter 8º Anjo, como é conhecido pelos fãs, se chama Marcos Fernandes de Omena. Referência no hip-hop nacional ficou conhecido nos anos 90 quando foi um dos fundadores do grupo 509-E, sucesso nas rádios de todo o Brasil com as músicas “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo”, ambas de sua autoria. O apelido foi inspirado no filho de Martin Luther King Júnior, Dexter Scott King, e significa correto, direito, sagaz, esperto e ligeiro. Segundo Dexter, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. Com 35 anos de carreira, o rapper é um apaixonado pela vida, pelo hip-hop e principalmente pela música. Suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA, Kool Moe Dee e Racionais MC´s. Privado de sua Liberdade por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Hoje, essa experiência é compartilhada através de palestras, bate-papos, shows e eventos. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores.

Dexter acaba de entrar no ramo das cervejas artesanais e lançar sua própria marca em parceria com a Smoked Brew. O resultado dessa união é a Oitavo Anjo, uma Munich Helles que chegou ao mercado em março de 2025. Num processo de criação que durou um ano, a cerveja foi desenvolvida com o objetivo de alcançar um sabor que harmonizasse a música e a personalidade do artista.

Ainda neste ano, tocou pela primeira vez em Barcelona, na Espanha, em sua segunda apresentação no continente europeu. O artista já havia se apresentado anteriormente em Portugal, em 2013. Também no exterior, esteve duas vezes na Bolívia no ano passado cumprindo uma agenda de shows.

Em 2024, Dexter encabeçou o projeto “Direito de Sonhar”, um podcast que amplifica vozes de pessoas em condições de liberdade privada, para relatar depoimentos e histórias que, na maioria das vezes, são ignoradas em nossa sociedade. Como idealizador e apresentador do programa, entrevistou Sérgio Vaz, Dráuzio Varella, Ferréz, Bel Santos Mayer, Preta Ferreira, e os juízes Jayme Garcia dos Santos e Iberê Dias.

Fotos créditos: Rafa Leforte