
Dexter comemora 35 anos de carreira com álbum “D’LUXO” e relança “Alta Voltagem” em versão inédita com Tropkillaz
Lenda do rap nacional, Dexter traz nesta quinta-feira (24/4), um presente para os fãs de…
Lenda do rap nacional, Dexter traz nesta quinta-feira (24/4), um presente para os fãs de longa data: o álbum “D’LUXO”.
Disponível nas plataformas digitais o projeto reúne releituras aprimoradas de sucessos compostos pelo artista entre os anos de 1999 e 2002. São 12 faixas, sendo 9 delas clássicos retrabalhados pelos renomados produtores Laudz e Zegon (Tropkillaz). Entre elas, estão as roupagens “deluxe” de “Saudades Mil”, “Oitavo Anjo” e “Triagem”, além de uma versão de “Alta Voltagem”, que contou com colagens de DJ Loo. As outras 3 faixas que compõem o trabalho costuram falas inéditas do artista, contextualizando a época das criações originais.
“Trabalhar com esses caras é sensacional! Nosso objetivo neste trabalho foi modernizar a sonoridade das canções, até porque em clássico não se mexe. Então, com exceção de ‘Alta Voltagem’, nossa missão foi aprimorar a qualidade do som, ressaltando timbres, regravando vozes e tirando alguns excessos feitos na época da gravação original”, destaca o artista.
A data de lançamento de “D’LUXO” coincide com o aniversário de 35 anos de carreira e 14 anos de liberdade de Dexter. Dentro da ambientação do álbum, o Oitavo Anjo, como é conhecido, conversa diretamente com o ouvinte em narrações que contextualizam as experiências vividas e uma mensagem de gratidão aos amigos, fãs e parceiros de rap que o acompanham até hoje.
“Depois das histórias que contei nessas músicas e outras que vivi dentro do sistema carcerário, conquistei minha liberdade. Foi no dia 20 de abril de 2011. A caminhada foi difícil, foram 13 anos e 3 meses, e milhares de coisas aconteceram nessa jornada”, narra em trecho da faixa “Gratidão”.
Exemplo vivo de como o hip-hop transforma vidas, Dexter ressalta a importância do movimento como ferramenta de transformação social.
“O rap nasceu para isso, ter uma conversa honesta e sincera com as pessoas que muitas vezes não têm isso em casa. A gente ouve isso dos fãs, que a nossa música foi o pai, irmão mais velho, um tio para eles. Isso aconteceu comigo, com o Mano Brown, Gog e muitos outros. O hip-hop salva vidas”.
“D’LUXO” aquece para outros grandes projetos de Dexter previstos para o segundo semestre de 2025. Ainda neste ano, o rapper promete trazer o disco com faixas inéditas intitulado “Frustrações, Dogmas, Convicções”, algo que é muito esperado pelos fãs desde “Flor de Lótus”, lançado em 2015. “Eu continuo aqui, firmão, fortão e no corre do dia a dia. Logo menos, vários outros capítulos serão do conhecimento de vocês.”, complementa. O rapper também está preparando o álbum “Na Linha do Tempo”, com releituras de canções de outros artistas que gravou como convidado, um projeto inovador na cena musical.
Tracklist
- DE MENTIRA NÃO TINHA NADA
- TRIAGEM (VERSÃO D’LUXO)
- OITAVO ANJO (VERSÃO D’LUXO)
- SEM CHANCES (VERSÃO D’LUXO)
- SAUDADES MIL (VERSÃO D’LUXO)
- A TRANSFERÊNCIA (INTERLÚDIO)
- NOITE INFELIZ (VERSÃO D’LUXO)
- ALTA VOLTAGEM (VERSÃO D’LUXO) – prod. Laudz e DJ Loo
- A SAUDADE CONTINUA (VERSÃO D’LUXO)
- APENAS UM SONHO (VERSÃO D’LUXO)
- CÊ TÁ ENGRUPIDO (VERSÃO D’LUXO)
- GRATIDÃO
Sobre Dexter
Dexter 8º Anjo, como é conhecido pelos fãs, se chama Marcos Fernandes de Omena. Referência no hip-hop nacional ficou conhecido nos anos 90 quando foi um dos fundadores do grupo 509-E, sucesso nas rádios de todo o Brasil com as músicas “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo”, ambas de sua autoria. O apelido foi inspirado no filho de Martin Luther King Júnior, Dexter Scott King, e significa correto, direito, sagaz, esperto e ligeiro. Segundo Dexter, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. Com 35 anos de carreira, o rapper é um apaixonado pela vida, pelo hip-hop e principalmente pela música. Suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA, Kool Moe Dee e Racionais MC´s. Privado de sua Liberdade por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Hoje, essa experiência é compartilhada através de palestras, bate-papos, shows e eventos. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores.
Dexter acaba de entrar no ramo das cervejas artesanais e lançar sua própria marca em parceria com a Smoked Brew. O resultado dessa união é a Oitavo Anjo, uma Munich Helles que chegou ao mercado em março de 2025. Num processo de criação que durou um ano, a cerveja foi desenvolvida com o objetivo de alcançar um sabor que harmonizasse a música e a personalidade do artista.
Ainda neste ano, tocou pela primeira vez em Barcelona, na Espanha, em sua segunda apresentação no continente europeu. O artista já havia se apresentado anteriormente em Portugal, em 2013. Também no exterior, esteve duas vezes na Bolívia no ano passado cumprindo uma agenda de shows.
Em 2024, Dexter encabeçou o projeto “Direito de Sonhar”, um podcast que amplifica vozes de pessoas em condições de liberdade privada, para relatar depoimentos e histórias que, na maioria das vezes, são ignoradas em nossa sociedade. Como idealizador e apresentador do programa, entrevistou Sérgio Vaz, Dráuzio Varella, Ferréz, Bel Santos Mayer, Preta Ferreira, e os juízes Jayme Garcia dos Santos e Iberê Dias.
Fotos créditos: Rafa Leforte