Edi Rock - Foto Divulgação - Jornal do Rap

Edi Rock Lança “Origens 3 – O Show” com Participações de Mano Brown, Seu Jorge e Alexandre Carlo

Projeto comemora aniversário do compositor e os 50 anos do hip hop com a presença…

Projeto comemora aniversário do compositor e os 50 anos do hip hop com a presença de nomes como Mano Brown, Seu Jorge e Alexandre Carlo

Nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, Edi Rock é rapper, compositor e um dos fundadores dos Racionais MC’s. No próximo dia 20 de setembro – data de seu aniversário – ele lança pela Som Livre “Origens 3 – O Show” , DVD especial que comemora 50 anos de hip hop e sua carreira. Ao mesmo tempo, o projeto navega pela trajetória de sua vida com participações de grandes nomes ao longo das músicas escolhidas para compor o repertório – ouça e veja aqui.

“Eu tenho um tesouro na mão e reconheço isso. Não poderia ser uma ocasião melhor, porque tive no palco, comemorando os 50 anos de hip hop e os meus 53 anos, meus parceiros de longa data. O Mano Brown é um deles, o Seu Jorge também. Além disso, eu trouxe mais da variedade das gerações e a mistura de ritmos Com participações de Alexandre Carlo, MC Pedrinho, Dexter e outros, os convidados puderam representar a pluralidade da música brasileira. potência que existe na sonoridade do Brasil”, comenta o rapper.

Ao todo, o DVD conta com 15 regravações em parceria com grandes nomes da música nacional. Além dos já relatados, dividiram o microfone com Edi Rock: Simone Brown, DJ Cia, Lourena, Morcego, André Atila, Thig, Crônica Mendes, Mc Sombra e Neew. No palco, estavam presentes também os DJs KL Jay e Anderson Franja. DJ ‘se MC’s: a raiz do hip hop em sua configuração clássica.

“Por isso que eu digo que este DVD tem que ser aplicado como um conjunto da obra e não apenas o show. As atrações que eu consegui colocar ali superam a cenografia, o local, o próprio show. São a raiz do hip hop e a pluralidade da música brasileira. A celebração da diversidade sonora”, comenta.

Pioneiro do rap paulistano, sua carreira começou em 1984. De lá para cá, Edi Rock já traçou grandes feitos, parcerias e lançamentos também em sua carreira solo. “Origens 3 – O Show” segue a trilogia de lançamentos do compositor e completa a sequência de “Origens”, de 2019, e “Origens 2”, de 2020, fechando a narrativa com um documento vivo que reflete sua própria história.

“Eu acredito que este show é um documento; eu o vejo como um conjunto da obra. Eu fiz para entrar para a história, atravessando décadas e gerações. Pois nele, é possível ver a base do rap de São Paulo, que é desde o início, lá onde tudo começou O rap não pode esquecer suas raízes e nós não vamos deixar que esqueçam”, finaliza Edi Rock.

Junto com o DVD, o rapper lança no YouTube um minidocumentário de aproximadamente 20 minutos que narra sua vida e trajetória pessoal e musical – caminhos que se mesclam, visto que o compositor tem quase o mesmo ritmo de vida e de música.

As imagens do show se misturam com imagens da Vila Mazzei, na Zona Norte de SP. Através delas, é possível conhecer o local onde o rapper cresceu e os amigos que estão em sua vida há várias décadas. Além disso, o minidoc também transita por espaços e cenários importantes na vida do cantor e que foram palcos para grandes composições, como “Expresso da Meia-Noite”.

“O minidocumentário é legal porque eu voltei alguns anos atrás. Revisitei histórias e amigos que me acompanharam durante toda a vida. Como Jorge Henrique, responsável por me apresentar o KL Jay. São detalhes da minha escola e do meu conhecimento da música, onde tudo começaram. Histórias que se misturaram com cenas do show, da gravação do DVD, que fizeram questão de trazer junto ao documento pela relevância dos nomes que foram comigo. minha vida”, finaliza.

O mini documentário é uma realização da ROC7, produção da Usina Filme e Direção de Raffa Souza, estará disponível no YouTube em breve.

Ouça aqui

Saiba mais sobre Edi Rock:

Edivaldo Pereira Alves ( São Paulo , 20 de setembro de 1970 ), conhecido pelo seu nome artístico , Edi Rock, é um rapper e compositor brasileiro . Começou sua carreira em 1984 , quando fazia bailes em residências ao lado de seu companheiro KL Jay . Em 1988 , na periferia da cidade de São Paulo , ao lado do próprio KL Jay , Mano Brown e Ice Blue , fundou o grupo de rap Racionais MC’s do qual é integrante até os dias de hoje.

São de autoria de Edi Rock as canções “Mágico de Oz”, ” Tempos Difíceis “, ” Negro Drama “, “A Vida é Desafio” e “Rapaz Comum”, além de várias outras as quais fizeram em parceria com Mano Brown e Ice Azul . Além disso, compôs uma canção em parceria com a banda inglesa Asian Dub Foundation na faixa 19 Rebellions sobre as rebeliões orquestradas pelo PCC ( Primeiro Comando da Capital ) em 2001 e seu exemplo como ação organizada contra o Estado e o status quo.

Em 2012, Edi Rock lançou a canção “That’s My Way” junto com Seu Jorge , que foi indicada para o Prêmio VMB como “Melhor Videoclipe”, onde perdeu para ” Mil Faces de um Homem Leal “, dos próprios Racionais MC’s .

Em carreira solo, paralelamente ao grupo Racionais MC’s , Edi Rock lançou o álbum ” Contra Nós Ninguém Será ” com participações de grandes nomes da música.