
Projeto Jusante une ritmos brasileiros e beats com poesia falada
O Projeto Jusante nasceu da fusão entre ritmos brasileiros e beats internacionais, criando uma harmonia…
O Projeto Jusante nasceu da fusão entre ritmos brasileiros e beats internacionais, criando uma harmonia entre tambores e sintetizadores. Com nove faixas instrumentais compostas por Dani Turcheto, o projeto recebeu versos de nove expoentes do movimento poético SLAM no Brasil.
“Logo que os primeiros grooves foram surgindo, pensei nos trabalhos do poeta e músico Gil Scott Heron e do The Last Poets, que de maneira precursora e seminal para o rap, colocavam suas poesias faladas em cima de bases musicais. Entendi que as músicas compostas também serviriam como ótimas bases para receber poesias faladas”, explicou Turcheto.
Para concretizar essa ideia, o artista convidou a poeta Anna Zêpa para a curadoria do projeto. Ela reuniu nove nomes representativos da cena SLAM para integrar essa nova fase musical. A produção ficou a cargo de Pipo Pegoraro ao lado de Turcheto.
Participantes da primeira fase do Projeto Jusante:
- Roberta Estrela D’Alva
- Nelson Maca
- Luiza Romão
- Daniel Minchoni
- Luz Ribeiro
- Apeagá
- Matriarkak
- Akins Kintê
- Nathalia Kariri Leal
A segunda fase do projeto começa em 21 de março de 2025, com o lançamento da faixa Semente, de Lucas Afonso e Dani Turcheto. Para os próximos meses, já estão confirmados os nomes das poetas Kimani e Tawane, além do poeta Tom Grito, com lançamentos previstos para abril, maio e junho.
Saiba mais:
- Site oficial: www.projetojusante.com.br
- Ouça a primeira faixa: Spotify