Fotos de divulgação Crédito: Renato Nascimento

Rashid apresenta clipe de “Cairo”, single lançado na última semana que está no topo das playlists

A canção que celebra a chegada de seu primeiro filho antecede o próximo álbum do…

A canção que celebra a chegada de seu primeiro filho antecede o próximo álbum do artista

Entre um passo e outro, a canção que abre o quinto disco de estúdio do multi-artista paulistano Rashid foi sendo construída. “Cairo” chegou às plataformas de streaming de áudio na última semana e desde então segue no topo das playlists. A faixa marca a principal transformação atravessada pelo músico, a paternidade, e agora se desdobra em um registro audiovisual delicado que ilustra as ondas desta nova fase. Com direção de Noguchi, o videoclipe ilustra as trocas sensoriais entre pai e filho, e chega agora como um presente de Rashid para os fãs.

Ilustrando a leveza de uma relação saudável entre pai e filho, ao passo que vão se conhecendo e descobrindo juntos esta nova relação, o videoclipe de “Cairo” traz a dança e delicadeza do dançarino Elton Sacramento junto a seu filho, Eltinho Miranda. “Essa música foi criada antes mesmo do Cairo nascer. Durante a gestação da minha esposa, eu precisava colocar pra fora o que estava sentindo e o único jeito foi com o caderno e a caneta na mão – como na maioria das vezes em minha vida”, lembra o rapper. Apesar da composição ter sido criada meses antes, a versão lançada agora é fruto das muitas vezes em que Rashid a cantou para o filho: “Foi quando passei a ninar ele ao som da música, que encontrei a entonação perfeita para a faixa. Aí resolvi voltar ao estúdio e regravar, com o arranjo e produção de Bernardo Massot e os coros de Aya”.

Entre um balanço e outro, o letrista surpreende os fãs com uma nova maneira de mandar um rap, que para o filho chegou como uma canção de ninar. “Essa música sintetiza muito do que o disco comunica, e indica um pouco do rumo que estamos seguindo, explorando novas sonoridades e mais abertos a debater as situações da vida”, adianta o músico. “Cairo” traz um novo Rashid, pai e adulto, que agora tem sua música bem mais madura e definida. O acalanto da canção traz ainda o registro dos batimentos do coração de Cairo em um dos ultrassons, entre uma linha e outra da composição de imaginações sobre a paternidade que, hoje, dois anos depois, fazem parte do dia a dia de Rashid.

“Cairo” debuta um disco composto de momentos que transformaram a trajetória de Rashid e também do Michel – nome de batismo do rapper ––, mas que também são situações que permeiam o cotidiano de cada indivíduo. O quinto trabalho de estúdio do músico tem previsão para agosto, e é um lançamento do selo Foco na Missão, agora, em parceria com a Altafonte Brasil. Fruto de novos estudos, referências, texturas de som e experimentos, o quinto trabalho de estúdio na discografia de Rashid traz “Cairo” como primeiro single, por sua grandeza induzida pela paternidade – ao mesmo tempo que prepara o público para um novo caminho musical.

“Podem esperar um rap que busca seu lugar junto à nossa cultura brasileira”, resume o artista.

Assista “Cairo”:

LETRA DE “CAIRO”:

Uma cidade inteira tem seu nome

A luz que me desperta logo cedo,

Quero sua risada no meu fone

Minha casa tá cheia de brinquedo

E quando eu soube que você ia chegar,

Eu mal sabia do que devia saber

Guardei segredo mas eu queria gritar

Armar uma grande festa pra te receber

Imaginei a gente domingo no parque

Cê bagunçando todos discos do papai

Viver uma aventura num rolê de bike

Eu te contando histórias sobre um samurai

Num vou te deixar se sentir sozinho

Vambora desbravar o desconhecido

Passei por tanta coisa no caminho

E só agora tudo faz sentido

Com você nos braços eu nem conto passos e reforço laços

Me aventuro pela luz de uma estrela, vou parar no espaço

Eu imito bicho, falo num cochicho, som de carro eu faço

E quem diria agora eu sou papai…

E quem diria agora eu sou

Uma cidade inteira tem seu nome,

Sua mãozinha segura meu dedo

Faz a vida parecer enorme

E todo medo parecer pequeno mesmo

Um vento ameno, o peito pleno

Um colinho sereno, assim tá sempre bom

Na mó loucura tava terminando um disco

E mais ansioso pelo próximo ultrassom

E na primeira vez que ouvi seu coração

Com os olhos cheios d’água, uma reviravolta

Sua mãe me olhando assim com o maior sorrisão

Senti que ali peguei a minha fé de volta

Não vou te deixar se sentir sozinho

Porque sei que não é boa a sensação

E sempre que assustador for o caminho

Não esquece, pode pegar na minha mão

Com você nos braços eu nem conto passos e reforço laços

Me aventuro pela luz de uma estrela, vou parar no espaço

Eu imito bicho, falo num cochicho, som de carro eu faço

E quem diria agora eu sou papai…

E quem diria agora eu sou

Saiba Mais sobre o rapper Rashid:

Desde que começou a desenvolver suas rimas nas batalhas de MCs do Santa Cruz, na zona sul de São Paulo, Rashid vem se consolidando cada vez mais no mercado como uma das vozes centrais do rap nacional. Ao longo dos últimos 16 anos, o rapper paulistano lançou três EPs, três mixtapes e quatro discos de estúdio – acumulando mais de 170 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube, e mais de 350 milhões somados no streaming. Além disso, Rashid realizou centenas de shows em território nacional e internacional.

Em CRISE (2019), Rashid garantiu seu primeiro certificado de Platina Duplo, com o hit “Bilhete 2.0”. O artista então lançou Tão Real (2020), acompanhado de um documentário e um podcast, destacando colaborações com Emicida, Duda Beat, e outros. Este projeto lhe rendeu seu primeiro Disco de Diamante. Em 2022, ele aumentou seu repertório com Movimento Rápido dos Olhos, um álbum-áudio-filme (roteirizado pelo próprio artista) que intercala músicas com animações em quadrinhos, que foi o pontapé inicial para o último lançamento, a HQ Soundtrack. Agora, para 2024, Rashid se prepara para apresentar um novo projeto, seu quinto álbum de estúdio.