Foto Créditos: Pedro Syd

Sant lança single duplo

Cria de Pilares, Zona Norte do Rio de Janeiro, Sant é um rapper brasileiro caracterizado…

Cria de Pilares, Zona Norte do Rio de Janeiro, Sant é um rapper brasileiro caracterizado por letras maduras e repletas de críticas sociais. Inaugurando nova fase em sua carreira, o artista lança nesta sexta-feira, 27 de setembro, pela Som Livre o single duplo “SE N AVISA O BICHO PEGA/QUOTIDIANO”.

Com fortes vivências no rap, Sant começou na cena aos 15 anos e foi apadrinhado mais tarde por MC Marechal, um dos seus mentores dentro do hip-hop e responsável pela criação do selo ao qual Sant iniciou sua carreira.

“Eu comecei a fazer rap com uns 15, 16 anos, com meus amigos do bairro mesmo. Até encontrar o Marechal, que sou fã até hoje, demorou. Fui lançar meu primeiro disco com 20 anos e vejo que a música me ajuda até hoje, é um instrumento de comunicação. Eu sempre fui um cara mais quieto, mais introspectivo e a música sempre foi uma ferramenta nesse sentido. Hoje em dia eu falo bem melhor por causa da música”, afirma o rapper.

Produção de LP Beatzz, parceiro de longa data de Sant, o single duplo imprime um novo momento do cantor, que teve início no fim do último álbum, “de:para:”, de 2023. Após um longo período de músicas que falassem sobre o amor em suas mais diversas formas, o lançamento do rapper é o primeiro passo para uma fase na qual o artista busca entregar mais da sua identidade bairrista de forma singular, com canetadas que assinam seu nome e refletem sua área e as pessoas de lá.

“O single duplo é meio que um abre-alas para um sentimento que eu tinha de querer fazer coisas novas e que possam continuar falar de amor, mas com outra abordagem. Eu busquei trazer minha identidade, meu estilo no hip hop, coisas que acredito dentro dessa cultura. Busquei trazer na música pontos que o outro pode se reconhecer, do que a gente é, de como a gente se percebe. Falando do meu bairro, da minha comunidade, das minhas vivências. E isso é falar de amor de outra forma”, afirma.

A primeira faixa do single duplo “SE N AVISA O BICHO PEGA” conta com participação do artista Pior Versão de Mim e surgiu em uma vivência em estúdio que Sant esteve à convite dele. Com uma dinâmica diferente, um rimou no verso do outro e, juntos, chegaram ao resultado que entrega uma atmosfera mais animada.

“Fizemos duas músicas no mermo dia. Uma a gente compôs e gravou, mas a outra separamos só a batida que o Pior gostou e eu levei como lição de casa pra apresentar pra ele depois. ‘SE N AVISA O BICHO PEGA’  fala mais do bairro mermo. O nome já faz referência ao Bezerra Da Silva e O Rappa, muito pelo caminho de trazer mais minha de minhas referências e as coisas que acredito dentro da cultura. A música é sobre isso, do tanto que temos ao nosso redor, do que a gente é e do que a gente percebe”, comenta.

A faixa leva, também, um videoclipe gravado em uma quadra no Morro do Urubu, comunidade localizada em Pilares, Zona Norte do Rio de Janeiro, mesmo bairro que Sant passou boa parte de sua infância. Apresentada por seu amigo Babão, o rapper tomou afeição também pelo espaço e busca revitalizá-lo e transformá-lo novamente em um polo social e cultural para a comunidade. A presença da quadra no videoclipe vem como um lembrete de não deixá-la cair no esquecimento.

Diferente da primeira faixa, “QUOTIDIANO” tem um astral mais introspectivo e traz uma rima quase que sem folêgo de Sant, na busca de criar um choque entre as duas músicas que conversam entre si, mas possuem texturas diferentes.

“Eu vejo que acontece um contraste entre as duas músicas, por mais que falem das mermas coisas. Do bairro, das pessoas, das vivências. Em “QUOTIDIANO” eu vejo que é uma parada mais densa e o visualizer também convida o público a prestar mais atenção ao que é rimado, já que trouxemos a letra como acompanhamento para o vídeo pra trazer justamente essa onda de falar do cotidiano e da identidade para que as pessoas se percebam. Falar de onde a gente veio, de como a gente é. E em flows diferentes, texturas complementares, eu falei sobre mim”, finaliza.

 ouça veja aqui. 

Saiba mais sobre o Sant:

Sant’Clair Araújo Alves de Souza (1995), natural de Pilares, bairro da zona norte do Rio Janeiro, é um rapper brasileiro. Sant, desde pouca idade, é caracterizado por letras maduras e repletas de críticas sociais, que falam muito sobre uma adolescência conturbada, problemas familiares e saúde mental.

Entrou no rap por meados de 2011, inspirado em um vídeo de improviso de 10 minutos do MC Marechal, um dos seus mentores dentro do hip-hop e responsável pela criação do selo a qual Sant iniciou sua carreira e lançou “O Que Separa os Homens dos Meninos (Vol.I)”, seu primeiro trabalho de estúdio.