Foto Créditos: Victor Moura

Tribo da Periferia apresenta o grave forte de “Dona Aranha”

A faixa faz parte do álbum 6º Último que será concluído no final do ano…

A faixa faz parte do álbum 6º Último que será concluído no final do ano

Baseada no ritmo e nos versos da cantiga popular amplamente conhecida, “Dona Aranha” chega ao reportório do 6º Último que já possui 9 faixas divulgadas. Desde o dia 22 de agosto, a Tribo da Periferia segue dando continuidade ao projeto. Eles lançarão uma música por semana, até completar as 18 faixas do álbum que será concluído no final do ano. No YouTube, os áudios visualizadores e os clipes já somam mais de 33 milhões de views.

Foi em 2011 que a Tribo da Periferia começou a nomear os álbuns como ‘1º Último’, ‘2º Último’ e assim consecutivamente. Em 2023 eles decidiram continuar com a nomenclatura que para eles significa uma coletânea dos trabalhos. “Da mesma forma que o último pode se tornar o primeiro, o primeiro pode se tornar o último rapidamente. Essa é a filosofia que norteia a série ‘último´. Trabalhar cada álbum como se fosse o último da vida. Usufruir isso e fazer o máximo que pode. Faltam mais 100 últimos aí pela frente. Tem muita coisa pra vir ainda”, conta Duckjay.

Ele explica que este é um álbum muito versátil e que conta com algumas participações. Na tracklist estão criações recentes e outras que foram feitas há mais de 3 anos, provando que existem músicas que são atemporais e imortais. A obra da Tribo da Periferia é 100% autoral, desde as composições, interpretações e produções, até as gravações, mixagens e masterizações. Cada detalhe é milimetricamente calculado.

“Fazer um álbum desta maneira é algo que leva muito tempo. É um trabalho feito à mão, como algo artesanal de crochê, ou uma Ferrari, por isso é muito particular e único. Não existe nada artificial na nossa música, não usamos sample, foi tudo realmente tocado, feito com prazer e amor. Tem músicas que demoram meia hora para ficar pronta, outras, meses. Eu não falo que é um trabalho árduo, porque é prazeroso e uma terapia para quem gosta de música. O 6º Último vem aí pra mostrar o que é realmente novo. É com muito orgulho que estamos aí para apresentar esse trabalho para a rapaziada”, conclui.

Há 26 anos na estrada, a Tribo da Periferia é um dos grandes nomes do cenário do rap e hip hop nacional. Os números impressionam. São mais de 9 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube e mais de 3.5 bilhões de visualizações na plataforma, algo inédito para artistas do rap e hip-hop no Brasil. No spotify são mais 1 bilhão de streams, de 3.4 milhões de seguidores e 3.5 milhões de ouvintes mensais. No Instagram são mais de 2.3 milhões de seguidores e 5 milhões no Facebook. A história da Tribo da Periferia nasceu nas raízes do Distrito Federal, em 1998, quando Duckjay, decidiu dar o primeiro passo para esse sonho, compondo sua primeira letra musical. Desde então, a Tribo foi tomando novas formas e ganhando outros protagonistas, como Look, que desde 2016 segue ao lado de Duckjay conectando cada vez mais pessoas. Agenciados pela Kamika-Z Produtora e com apresentações por todo território nacional, a Tribo da Periferia arrasta multidões por onde passa.

LETRA Dona Aranha (Duckjay)

Aranha sobe

Sobe na parede

Veio um grave forte e a derrubou

Êi, êi, êi

Os moleque sobem, viatura desce

Cotidiano é “panca”, trinta e oito grau

Esparrou minha house lá no J, K do Agreste

Mas foi 24h de barulho no quintal, pô

Aranha sobe

Sobe na parede

Veio um grave forte e a derrubou

Êi, êi, êi

Yeh

As carreta brota

Aglomera lá na quina

Só amassa a lata

Foda-se a rotina

Treme os para-brisa

Quebra os quadro da sua estante

Balança a camisa que vai começar o espanque

Aranha sobe

Sobe na parede

Veio um grave forte e a derrubou

Êi, êi, êi

Liga, liga, liga, liga logo esse Taramps

Hoje, só dez 190

Quebra o recorde de ontem

Vai ser só aranha caindo e nem precisa por no doze

É só “mãozinha”, Hang Loose, grave, fumaça do Those

Aranha sobe

Sobe na parede

Veio um grave forte e a derrubou

Êi, êi, êi

Estrala esses falante

Igual os moleque estrala as moto

Então chega mais pra longe

Se não sai tremida a foto

Apelidei meu grave tipo assim de terremoto

Metralhada, Marciano

Vulgo, o terror dos bloco

Aranha sobe

Sobe na parede

Veio um grave forte e a derrubou

Tribo da Periferia – 6º Último

*Lançadas*

1- Por mim

2 – Taycan/Quintal da Laia

3 – Lote 88 – ft. Hungria Hip Hop & MC Ryan SP

4 – Chave Mestra

5 – Sensações

6 – Taj Mahal

7 – Mais que Michael Jordan – ft. 3 Um Só

8 – Close – ft. 3 Um Só

9 – Dona Aranha

*Próximos lançamentos*

10 – Cara Metralha

11 – 20K

12 – Bodas de Aço

13 – Triunfo

14 – Luneta – ft. MC Ryan SP

15 – Aulas e Aulas

16 – Moleque de Marte – ft. 3 Um Só

17 – Pinturas e Telas

18 – Te Amo Tanto